Curso de Especialização em Educação Digital e Metodologias Ativas

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Sobre

O Curso de Especialização, lato sensu, em educação digital e metodologias ativas apresenta como perspectiva de desenvolvimento a proposição de formação integrada e interdisciplinar necessária para o profissional adaptar-se às modificações do mercado de trabalho que decorrem da evolução do conhecimento científico e tecnológico. Portanto, conhecer, significa compreender todas as dimensões da realidade, captar e expressar essa totalidade de forma cada vez mais ampla e integral.

Observando que, o profissional qualificado estará mais bem preparado para exercer as suas atividades, contribuindo para a melhoria do processo educativo seja no âmbito local ou regional. Todavia, os saberes desenvolvidos por meio do uso de metodologias ativas a partir do processo de inclusão digital, toma com referência uma base menos conservadora hoje no espaço escolar, tendo em vista que as políticas de ensino voltadas para educação digital a partir de metodologias ativas, com aportes teóricos adequados possibilitam mediar problemas com o uso de ferramentas até então vistas como impossível ao seu uso social.

 

Objetivo do Curso

Qualificar em sentido amplo os profissionais de educação que atuam diretamente no serviço público e/ou na iniciativa privada, seja na educação básica ou no ensino superior, para a utilização de metodologias ativas de aprendizagem no âmbito virtual ou presencial.

 

Funcionamento do Curso

O curso será ofertado em dois formatos:

Híbrido: as aulas serão ministradas no formato on-line e presencial, sendo uma semana por mês, de Segunda (19h às 20h40 – aula ao vivo), Terça, Quarta e Quinta (aula gravada), Sexta (19h às 20h40 – aula ao vivo) e sábado (9h às 17h – aula presencial). As aulas presenciais ocorrerão no polo Belém.

Educação a Distância (EAD): as aulas serão ministradas no formato totalmente on-line.

 

Coordenação do Curso

Profa. Dra. Márcia Cristina Freitas da Silva
Possui graduação em Biomedicina pela UFPA, Mestrado em Morfologia pela UFRJ e Doutorado em Neurociência e Biologia Celular pela UFPA. Professora da Universidade Federal do Pará, atuando no ensino através de metodologias ativas na Faculdade de Medicina. Tem colaboração com o Programa de Educação permanente em Saúde para Capacitação de Profissionais no Âmbito da Formação e da Educação Continuada da Universidade Federal do Pará. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Saúde e Educação na Amazônia da UFPA, desenvolvendo estudos voltados para prevenção, promoção e reabilitação da saúde em Altamira. Membro do Conselho Gestor do Programa Interdisciplinar Trópico em Movimento (UFPA) e Membro da Academia Paraense de Biomedicina.

Prof. Dr. Ademir Ferreira da Silva Júnior
Possui Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas (2007), Mestrado (2009) e Doutorado (2013) em Neurociências e Biologia Celular pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Pós-Doutorado pela Universidade do Estado do Pará em Parceria com Instituto Evandro Chagas (IEC) e University of Dubai. Professor do Núcleo de Medicina Tropical da Universidade Federal do Pará. Professor do Mestrado Profissional em Saúde na Amazônia. Tem experiência nas áreas Metodologias ativas, Saúde Coletiva, Epidemiologia e Controle de infecções, Educação Permanente em saúde, Tecnologias educativas em saúde; Neurociências e Comportamento, Felicidade, Saúde e Bem-estar.

 

Matriz Curricular e Corpo Docente do Curso

Módulos Docentes
1 A Educação na Sociedade 5.0 Profa Msc. Edina Rodrigues
Prof. Msc. Gilvandro Figueiredo Souza
2 Introdução à Informática Educativa e suas Ferramentas Prof.ª Dr.ª Rúbia Gonçalves Nascimento
Profa. Dra. Joelma Morbach
Prof. Esp. Edmar Silva
3 Ensino Híbrido: a associação do ensino remoto com o ensino presencial Profa. Dra. Priscilla Bellard Mendes de Souza
Prof. Msc. Alexandre Santos Silva
4 Tecnologias digitais nas práticas pedagógicas Prof. Dra Aline Andrade de Sousa
Prof. Esp. Edmar Silva
5 Metodologia científica Prof. Dr. Rafael Rodrigues de Lima
Profa. Dra. Ana Paula Vieira e Souza
6 Criatividade e Design Thinking na Educação Prof. Msc. Gilvandro Figueiredo Souza
Prof. Msc. Alexandre Santos Silva
7 Neurociências, Metodologias ativas e as novas tecnologias para o aprendizado Profa. Dra. Maria Socorro dos Santos Aguiar
Profa Dra. Márcia Cristina Freitas da Silva
Prof. Dr. Rafael Rodrigues Lima
8 Metodologias ativas de aprendizagem Prof. Msc. Sérgio Beltrão de Andrade Lima
Profa Dra. Tinara Leila Arão
9 Sala de aula invertida e Aprendizagem entre pares Profa. Msc. Elaine Ribeiro Gomes
Profa. Msc. Mariane Daltro Mariath
10 Storytelling e as metodologias ativas Profa Msc. Edina Rodrigues
Profa. Msc Elaine Ribeiro Gomes
11 Aprendizagem baseada em problemas, equipes e projetos Prof. Dr. Ademir Ferreira da Silva Júnior
Profa. Msc. Ilka Lorena de Oliveira Farias Costa
Profa. Dra. Aline Andrade de Sousa
12 Avaliações ativas de aprendizagem Profa Dra. Roseane do Socorro da Silva Matos Fernandes
Profa. Dra. Ana Paula Vieira e Souza
13 Gamificação no processo de ensino e aprendizagem Prof. Dr. Márcio Raiol
Profa. Msc. Mariane Daltro Mariath
Prof. Esp. Edmar Silva
14 A utilização de Metodologias ativas na Educação Inclusiva Profa Msc. Lenise Ferreira
Profa. Dra. Glenda Miranda
15 Trabalho de conclusão de curso Vários professores

 

Processos Seletivos

Processo Seletivo 01/2023

Processo Seletivo 02/2023

Processo Seletivo 03/2023